quinta-feira, 10 de novembro de 2011

John Dalton


  John Dalton
Trabalho de Química:

John Dalton nasceu em 6 de setembro de 1766, em Englesfield, na Inglaterra. Foi um importante químico inglês que desenvolveu uma teoria atômica. Sua vida foi dedicada ao ensino e à pesquisa.
Dalton era filho de Joseph Dalton e Deborah Greenup. Tinha dois irmãos, Jonathan e Mary. Recebeu seus primeiros ensinamentos de seu pai e de um professor, John Fletcher. Recebeu alguma instrução na área da matemática e ciências de um parente distante, Elihu Robinson. Em 1781, ele tornou-se assistente de seu primo George Bewley em uma escola em Kendal. Lecionava junto com seu irmão numa escola em Englesfield. Ficou no cargo até ser transferido para York em 1799 quando realmente se tornou professor.



Em 1787 começou a anotar suas observações meteorológicas.
      Durou quinze anos e ao total foram feitas mais de 200.00 observações. As anotações foram publicadas em 1793. Neste livro houve alguns trabalhos sobre gases e a partir dele também, originaram algumas idéias fundamentais da química.

Em Manchester, ensinava matemática. Realizou a maioria das suas pesquisas. Como celibatário, Dalton morou durante 26 anos com o reverendo Willians
Johns. Juntou-se à Sociedade Literária e Filosófica. Fez algumas descobertas sobre a constituição dos gases, evaporação, expansão do calor, meteorologia e vapores.

Suas experiências adicionais conduziram à Teoria Atômica, a mais conhecida até hoje. Dalton fez uma tabela com pesos atômicos com base em cálculos matemáticos e química.

Mais tarde, foi presidente da Sociedade Literária e Filosófica. Continuou com suas pesquisas por muito tempo.
Em 1825, recebeu a medalha da Sociedade Real pelo seu trabalho sobre a Teoria Atômica. É conhecido pela Lei de Dalton, Leis das Pressões Parciais e pelo Daltonismo. Dalton não conseguia distinguir algumas cores, por isso fez o estudo desta doença, que recebeu o seu nome, Daltonismo.
    Dalton sofreu um pequeno acidente vascular cerebral em 1837, e um segundo em 1838 que deixou-o com dificuldades para falar, embora permanecesse capaz de fazer experiências. Em Maio 1844 teve outro acidente vascular cerebral; em 26 de julho ele registrou com a mão trêmula sua última observação meteorológica. Em 27 de Julho, em Manchester, Dalton caiu de sua cama e foi encontrado sem vida pela sua atendente.
TEORIAS DE DALTON:          * Teoria atômica de
              Dalton



   *Lei das pressões
       parciais
     
    * Daltonismo



Teoria Atômica de Dalton:
       John Dalton , em 1803 , propôs uma teoria que explicava as leis da conservação de massa e da composição  definida, é chamada a Teoria Atômica de Dalton. Essa teoria foi baseada em diversos
      experimentos e   apontou as seguintes conclusões :
1.  Toda matéria é formada de partículas                                                                       fundamentais, os átomos.
2.  Os átomos não podem ser  criados e nem destruídos,                                       eles são permanentes e indivisíveis.
3.  Um composto químico é formado pela combinação                                                 de átomos de  dois ou mais elementos em uma razão fixa.
4.  Os átomos de um mesmo elemento  são idênticos em todos os aspectos , já os átomos de diferentes elementos possuem propriedades diferentes. Os átomos caracterizam os elementos.
5.  Quando os átomos se combinam para formar um composto , quando se separam ou quando acontece um rearranjo são indícios de uma transformação química.
RESUMINDO : Dalton acreditava que o átomo é uma esfera maciça , homogênea , indestrutível , indivisível e de carga elétrica neutra.
Lei das Pressões Parciais
A lei de Dalton refere-se as pressões parciais dos vários gases componentes de uma mistura gasosa.
Consideremos uma mistura gasosa contida num recipiente rígido de volume V.
Seja p a pressão exercida pela mistura.
Se por um processo qualquer deixarmos no recipiente apenas as partículas de um dos gases componentes da mistura, retirando todas as outras , o gás que permaneceu ocupará sozinho todo o volume V do recipiente e exercerá uma pressão p1 < p .
Em outras palavras , a pressão parcial de um gás é a pressão que este exerceria se ocupasse sozinho , á mesma temperatura, todo o volume da mistura gasosa á qual pertence .
Dalton , após analisar este fenômeno , chegou á conclusão de que :
“A esta pressão denominaremos pressão parcial do gás 1 na mistura gasosa. A soma das pressões parciais dos gases componentes de uma mistura gasosa é igual á pressão total exercida pela mistura , desde que os gases não reajam entre si . ”
Ou seja : P total = P1 + P2 + P3 + ... Pn
DALTONISMO:
              TAMBEM  CHAMADO DE DISCROMATOPSIA OU DISCROMOPSIA”
Distúrbio,  desconhecido desde o século XVII  recebeu o nome em homenagem  a John Dalton ,que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia  de que ele mesmo era portador .
E uma perturbação da percepção visual onde se vê várias cores caracterizada  pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores.
Manifestando-se muitas  vezes pela dificuldade de distinguir o verde do vermelho.
Perturbação com origem genética ,mais pode também resultar de lesão nos órgão responsáveis pela visão,ou de lesão  de origem neurológica.
Daltonismo ocorre em maior freqüência em homens ,que possuem apenas um cromossomo X,enquanto mulheres possuem dois
Esta perturbação e causada por ausência ,normalmente associada diminuição de pigmentos nos fotorreceptores que deixam de ser capazes de processar diferencialmente a informação luminosa de cor
Não existem níveis de daltonismo ,apenas 3 tipos.
       Vejamos a seguir o 3 tipos->

3 tipos de daltonismo:
1° monocromacia : ocorre quando há apenas percepção de luminosidade ,são células bastonetes responsáveis por esta percepção .normalmente monocromatas apresentam a chamada ‘’visão em preto e branco ‘’.
2° dicromacia : resulta da ausência de um tipo de especifico de cones , pode apresentar-se sob forma de : protanopia ,deuteranopia, tritanopia.
3° Tricromacia  Anômala :resulta de uma mutação no pigmento dos fotorreceptores dos cones retinianos , e manifesta-se em três anomalias distintas : protanomalia ,deuteranomalia ,tritanomalia .
Professora : Luzineide 9º 4ª.
Equipe:  
Alice Sampaio  nº 1
Ana Sabrina nº 4
Isabelle Braga nº 19
Júlia Brandão nº 21
Leticia Sá nº 24
Arianne Sarrecy nº4

Nenhum comentário:

Postar um comentário