terça-feira, 8 de novembro de 2011

Experimentos Avogadro.


Amedeo Avogadro foi um físico italiano que através da hipótese sobre o número de moléculas existentes nas amostras de gás explicou como os gases se combinam, mantendo uma proporção simples entre eles e ainda concluiu que o hidrogênio, o oxigênio e o nitrogênio se encontram na forma diatômica, ou seja: H2, O2 e N2.
Até o século XX, os cientistas já tinham um vasto conhecimento sobre as reações entre os gases existentes no universo. Contudo, foi o cientista Avogadro que, apoiando-se nesses conhecimentos e nos resultados de suas experiências, formulou uma hipótese sobre o número de moléculas que existe em duas amostras de gás. Esta suposição dizia que dois recipientes, de mesmo volume, contendo gases diferentes, à mesma temperatura e pressão, deveriam conter o mesmo número de moléculas. Depois de várias confirmações experimentais, essa hipótese passou a ser conhecida como a lei de Avogadro. Essa última diz que volumes iguais, de gases diferentes, à mesma temperatura e pressão, contêm o mesmo número de moléculas.

      Anos mais tarde, o professor de físico-química Jean Baptiste Perrin realizou várias experiências com o intuito de determinar o valor do número de Avogadro, ou seja, a quantidade de moléculas existentes em um mol de substância. Com seus estudos, chegou a um valor compreendido entre 6,5 x 1023 e  7,2 x 1023 moléculas em cada mol e, com isso, ganhou o Prêmio Nobel de Física no ano de 1926. Depois desse acontecimento, novas experiências foram realizadas e, por fim, mostraram que o valor do número de Avogadro é igual a 6,02 x 1023 moléculas por mol de substância.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário