Apesar de sua extensa pesquisa dentro do campo científico, Lewis tornou-se especialmentefamoso por sua teoria das ligações químicas e por sua definição de ácido e base. Em 1916,Lewis passou uma teoria sobre ligações químicas certas chamadas "ligações covalentes" que são gerados a partir de elementos não-metálicos que têm quatro ou mais elétrons de valência,sem chegar a oito. Lewis investigações seriam aprofundadas e se espalhar por Langmuir em torno de 1923.
Esta teoria foi baseada no arranjo dos elétrons ao redor do núcleo. Para o hidrogênio, que pode ter um máximo de dois elétrons em torno do núcleo, a ligação entre dois átomos resultou da partilha de um par de elétrons que são fornecidos pelos dois átomos. De acordo comLewis, as teorias da ligação covalente para o átomo de hidrogênio eram válidos egeneralizáveis para o restante dos átomos. Multielectron átomos podem compartilhar elétrons de valência para formar ligações covalentes e completar o octeto eletrônico. A ligação covalente pode ser simples se átomos de apenas compartilhar um par, dupla se eles compartilham dois pares de elétrons, e triplos, se os três pares compartilhados. Também entre diferentes átomos podem formar esses títulos, em conformidade com a regra do octeto.
Os fundamentos da teoria de ácidos e bases Lewis tinha sido estabelecida em 1923, mas as idéias permaneceram latentes até que foram criados em 1938 pelo professor e divulgadaspor seus discípulos. Segundo esta teoria, ácido é qualquer molécula ou íon radical em que ogrupo normal eletrônico (geralmente oito elétrons no nível mais externo) em torno de um de seus átomos é incompleta. O átomo pode aceitar e um par ou mais pares de elétrons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário